Morro das Pedras >> 17 de Outubro

Projeto Do Morro ao Asfalto, que tem objetivo de revitalizar as rodas de samba nas vilas e favelas de Belo Horizonte, chega neste sábado (17 de outubro) ao Morro das Pedras; festa ainda terá as participações da dupla Dois do Samba, Thiago Delegado, Dona Lúcia e do sambista Nonato.

O segundo fim de semana do projeto Do Morro ao Asfalto em Belo Horizonte chega ao Morro das Pedras, mais especificamente à sede da Escola de Samba Cidade Jardim. A roda reunirá duas gerações de sambistas da capital no sábado, dia 17 de outubro, a partir das 16h. Acompanhando a velha guarda do morro estarão, de um lado, Thiago Delegado, jovem revelação do estilo com o violão de sete cordas, destaque acompanhando diversos artistas ou a frente do “Delegas Trio”. De outro, Dona Lúcia Santos, contemporânea de Clara Nunes, apelidada de a “Dama do Samba” da capital. Ainda participam a dupla Dois do Samba e o convidado Nonato.

O circuito Do Morro ao Asfalto, organizado pelos Dois do Samba (Dudu Nicácio e Rodrigo Braga), promove, pelo terceiro ano consecutivo, o samba dos morros, vilas e favelas da capital, recuperando as rodas de samba da cidade com as velhas guardas do Acaba Mundo (dia 10), Morro das Pedras (dia 17), Alto Vera Cruz (dia 24), Aglomerado da Serra (dia 31) e Aglomerado Santa Lúcia (dia 7). Os sambistas do morro fazem o intercâmbio com o asfalto, abrindo a roda em companhia dos Dois do Samba e com a participação de grandes convidados de BH e de outros estados.

O circuito “Do Morro ao Asfalto” é realizado pela Casulo Cultura e pela agência cultural Ultrapássaro e tem financiamento do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

THIAGO DELEGADO
Thiago “Delegado” começou a tocar violão de forma autodidata e atualmente dedica-se ao estudo do violão de 7 cordas. Já em início de carreira integrou o grupo “Pedacinhos do céu”, tendo a oportunidade de tocar com grandes nomes do choro como Altamiro Carrilho, Armandinho Macedo, Zé da Velha e Paulo Sérgio Santos. Se apresentou em diversos projetos culturais na cidade de Belo Horizonte como Música na Praça, Stereoteca e TIM Tambores.

Atualmente, acompanhado também de seu trio, “Delegas Trio”, apresenta canções de sua autoria e releituras de choros, maxixes, bossas e sambas. Apresenta-se regularmente com esta formação na “A Casa” bar cultural, já tendo recebido nomes como Jack Schantz (EUA), Serginho Silva, Eduardo Neves (RJ), Djalma Correa, André “Limão” Queiroz, Bill Lucas, Warley Henrique e Aline Calixto. Já foi vencedor do Prêmio Jovem Instrumentista do BDMG Cultural no ano de 2008 e, atualmente está envolvido na produção de seu primeiro álbum.

DONA LÚCIA
Lúcia da Anunciação Rosa Santos faz parte da história do samba da capital mineira, do samba nascido nos morros e que teve seu apogeu nas décadas de 30, 40 e 50. De uma família de sambistas, foi amiga de Clara Nunes, cresceu ouvindo e cantando artistas como Orlando Silva, Ataulfo Alves e Dalva de Oliveira. O reconhecimento, no entanto, só viria muito depois, com o grande sucesso de suas apresentações no bar Opção, tradicional reduto do samba em Belo Horizonte. Em 2006 recebeu o diploma de Honra ao Mérito, como membro da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte, concedido pela Câmara Municipal.

Apelidada de “Dama do Samba” de BH, dona Lúcia tem se apresentado com a sua banda em casas de shows e eventos como o Lapa Multshow (projeto Eletro Samba ); Ziriguidum; Cartola; FIT-Festival Internacional de Teatro; Casa de Show Graças a Deus (Projeto Samba de; Aleluia); Projeto Stereoteca; Projeto Expresso Melodia e Saideira Comida di Buteco (2008)

NONATO
Raimundo Nonato da Silva nasceu na periferia de Belo Horizonte na década de 60, próximo do Morro do Papagaio. Sambista desde os 15 anos de idade na Escola de Samba Monte Castelo, ganhou destaque como passista e ritmista na bateria da escola. Em 1979 criou o grupo Raízes do Samba, o qual dirigiu por 9 anos. Mais tarde, criou o grupo Samba e Companhia, com o qual lançou seu primeiro CD, Programa Legal. Em 1994 fez uma viagem ao Japão e a Coréia para divulgar esse samba nos países asiáticos, e depois de um ano em turnê, voltou para as Minas Gerais lançando seu primeiro CD solo – Momento Mágico. Intérprete oficial e compositor há cinco anos do samba enredo da Escola de Samba mineira Bem-Te-Vi, Raimundo Nonato está na fase final de gravação do CD de comemoração dos trinta anos de carreira – Verdadeiro Brasileiro, produzido pelo produtor musical carioca e integrante do Grupo Raça, Paulinho Carvalho.

SERVIÇO
Do Morro Ao Asfalto: Roda de samba com apresentação de Dona Lúcia, Thiago Delegado, Nonato, Dois do Samba e a velha guarda do Morro das Pedras
Data: 17 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Local: Escola de samba Cidade Jardim (Rua Gentios, n° 1415, Conjunto Santa Maria)
Entrada Franca
Informações: (31) 3222.3242