31 de outubro >> Aglomerado da Serra

Próxima parada: Aglomerado da Serra! O projeto DO MORRO AO ASFALTO chega no maior complexo de vilas e favelas da capital no próximo sábado, 31 de outubro. Na penúltima roda, a dupla Dois do Samba convida Gustavo Maguá, Juliana Perdigão e Dé Lucas. Os atendimentos jurídicos gratuitos continuam com as defensorias públicas estadual e federal, pelosministérios públicos estadual, federal e do trabalho, além do programa pólos.


GUSTAVO MAGUÁ

Gustavo Maguá foi nascido e criado nas muitas rodas de samba do Morro das Pedras, e foi lá, que desde criança aprendeu o ofício de tocar samba. Fez parte de um dos mais expressivos projetos sociais e musicais de Belo Horizonte, Arautos do Gueto, e participou de vários outros projetos em Minas Gerais, sendo um dos vencedores do Conexão Vivo 2008. Já em 2009 participou do projeto “O Samba bate outra vez” que reuniu grandes nomes. Agora, Gustavo Maguá se prepara para a carreira solo em um trabalho autoral que reúne influências dos ritmos brasileiros e mescla samba e samba rock carioca com a harmonia e sutileza dos mineiros. O CD terá participação do elegante violonista de sete cordas Thiago Delegado e do rapper Renegado.

DÉ LUCAS

Wanderson Vieira Lucas, conhecido por todos como Dé Lucas, é autodidata na música desde os 11 anos, quando começou a tocar percussão, cavaco, violão e também compor. Nasceu no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, bairro que é berço de sambistas. Com o ouvido apurado, soube entender a essência do samba. Aos 18 anos, era músico Grupo Favela e depois foi integrante dos Inimigos do Ritmo. Acompanhou artistas como Luiz Carlos da Vila, Fabiana Cozza, Dunga, Pedrinho da Flor, Marquinhos Satã e o saxofonista Dado Prates.

Compositor ousado e versátil, Dé Lucas possui mais de 100 canções em que trabalha cuidadosamente para apresentá-las. Uma delas, "Clarear", gravada por Janaína Moreno, foi finalista do Festival da Canção de Bocaiúva em 2008. Anualmente, se apresenta no Carnaval de Olinda e já tocou com quase todos os sambistas da cidade. Criou em 2004 o grupo, “Na Cadência”, que trouxe como convidados à cidade os mestres do samba Moacyr Luz, Délcio Carvalho e Wilson das Neves.

JULIANA PERDIGÃO

Juliana Perdigão é cantora e instrumentista graduada em licenciatura pela Escola de Música da UFMG. Participou do projeto Reciclo Geral, que em 2002 deu voz e palcos a uma geração de compositores e intérpretes em Belo Horizonte. Clarinetista, Juliana gosta de interpretar músicas pouco conhecidas, que se perderam na memória, e que mesclam samba com MPB. A intérprete gosta de cantar tanto canções dos mineiros Flávio Henrique, Makely Ka e Kristoff Silva, quanto de fazer releituras de nomes consagrados como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé. Eclética, Juliana já fez trabalhos com aos grupos Elefante Groove, Meninas de Sinhá e a Outra Cidade, e integra o grupo de choro Corta Jaca.

DOIS DO SAMBA

Dudu Nicácio é autor dos CDs "Leopoldina e Dudu Nicácio" (2005) e "Dois do Samba" (2008). Co-idealizador do projeto “Reciclo Geral”, que trouxe a cena mineira uma nova safra de artistas em 2002, já participou de eventos como: Favela Chic – Paris, Onda Jazz – Lisboa, Seildvilla – Munique (2009), Conexão Vivo (2005 a 2009) e Ano Brasil na França - mostra paralela (2006). Já se apresentou ao de artistas como: Hermínio Bello de Carvalho, Nei Lopes, Noca da Portela, Monarco, Rolando Boldrin, Moacyr Luz, Dona Ivone Lara, Chico César, Titane e Kristoff Silva.

O jovem compositor e multiinstrumentista carioca Rodrigo Braga se destaca com versatilidade entre o piano, baixo, violão e percussão. Participou em shows e gravações de artistas como Seu Jorge, Armandinho, MPB-4, Angela Rôrô, Sergião Loroza, Beth Carvalho, Gabriel o Pensador, Toninho Horta e Luiz Melodia. Ainda conta com experiências internacionais ao lado de Alvin Batiste & Jazztronauts, Chester Thompson (USA), Florian Riedl & Liquid Loop (GER). Criou a banda Caixa Preta, de jongo contemporâneo e um duo instrumental com Luiz Carlos Batera, da banda Black Rio.

"Dois do Samba é pra frente e pra cima. Pra frente, porque acolhe ao universo do samba uma nova geração, que o impulsiona de novo, com elegância, a partir do diálogo com o passado; pra cima, porque é difícil não se sentir à vontade, no boteco afetivo de cada um, e sair cantarolando refrões -- que caberiam com naturalidade na boca de Martinho da Vila ou Zeca Pagodinho", escreveu o jornalista Israel do Vale, ex-diretor de programação da Rede Minas, gerente executivo de conteúdo da TV Brasil, repórter e sub-editor de cultura da Folha de S. Paulo, editor e colunista de cultura do jornal O Tempo.

O circuito "Do morro ao asfalto" é realizado pela Casulo Cultura e pela Agência Cultural Ultrapássaro e tem financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

SERVIÇO:
Do morro ao asfalto: Roda de samba com apresentação de Juliana Perdigão, Dé Lucas, Gustavo Maguá e Dois do Samba.
Data:31 de outubro (sábado)

horário:16h

Atendimento Jurídico de 13h às 16:30

local:Rua Capivari com Alípio Goulart

Para chegar de ônibus: linhas 4102/4107/2151/2102/8150/9106

Entrada Franca